×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 262

News

Segunda, 25 Julho 2016 14:59

Filosofia, Ciência e Teologia

Escrito por

O que é filosofia? Que ela estuda especificamente? Como ela se difere da ciência e da teologia? Como se relaciona com elas? Etimologicamente, o termo filosofia quer dizer amigo da sabedoria. Segundo a definição clássica de Aristóteles a filosofia é “o estudo das causas últimas de todas as coisas”. Isso quer dizer que ela pretende descobrir o fundamento último de todas as coisas, ou seja, dar uma explicação adequada e sistemática da realidade.Assim, podemos concluir que a filosofia se interessa por tudo, e o faz no sentido global, abrangente e não particularizado, utilizando-se unicamente da razão humana. Enquanto a ciência delimita parte da realidade e pretende constatar fatos objetivos e mensuráveis, a filosofia vê o todo e volta-se para questões que estão fora do âmbito da ciência, como por exemplo, a ética, os valores da sociedade, a verdade, o problema do mal, a liberdade etc.


A filosofia distingue-se também da teologia. As duas utilizam-se da razão para abordar questões semelhantes, mas a teologia parte dos dados da revelação bíblica e procura explicar a realidade a partir dos dados da revelação entendidos pela luz da razão. A filosofia, por sua vez, parte unicamente dos dados da realidade e da instrumentalidade da razão para a explicação da realidade. Na verdade cada uma delas tem o seu lugar. A bíblia não foi escrita para nos revelar todas as coisas. Ela nos fala principalmente daquilo que Deus quis nos revelar sobre seu plano de redenção para a humanidade. Deus não revelou tudo sobre si mesmo, nem sobre o mundo criado, na Bíblia. Se assim fosse, não haveria espaço nem para a pesquisa cientifica. A Bíblia tem propósitos específicos; ela nada nos diz sobre a alimentação dos cangurus australianos e nem sobre as regras do raciocínio lógico. Nem deveria dizer, pois não é seu propósito.
Portanto, a verdade é que filosofia e teologia se complementam. Não posso escapar de usar métodos lógicos, emprestados da filosofia, para analisar a revelação bíblica. Por que motivo temos tantas linhas teológicas distintas? Não temos todos a mesma Bíblia? O fato é que o texto sagrado contém os dados da revelação, mas a tarefa da interpretação e relação com nossa experiência e cultura cabe à teologia, que por sua vez usará o instrumento da filosofia. Quando uma pessoa argumenta que se baseia apenas na Bíblia para defender suas idéias, ela sequer compreendeu a séria e dura tarefa de interpretar a Palavra de Deus com coerência e responsabilidade. Todavia, como cristão, preciso também reconhecer que o conhecimento humano é limitado, e que apesar de todos os esforços filosóficos eu nunca poderia conhecer a Deus adequadamente apenas por meio da razão, do contrario não teria sido necessário que ele nos desse sua revelação nas Escrituras. A absolutização da filosofia é um erro; a ignorância da mesma não é um erro menor!

Receba conteúdo exclusivo

Mantenha-se atualizado com os últimos acontecimentos e promoções aqui da FATADEB

A FATADEB - Faculdade Teológica da Assembleia de Deus de Brasília
Saiba Mais

 
Área Especial nº 08 Setor "D" Sul Taguatinga - DF
Anexo 3º andar / 72020-111

+55 (61) 3573-1578
Segunda a Sexta-Feira das 09 hàs 12h e 14h às 18h
.